• Domingo, 28 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Sistema wireless afere bem-estar dos frangos durante o abate


Terça-feira, 16 de julho de 2013 - 08h56

O Laboratório de Física Aplicada e Computacional da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP desenvolveu uma metodologia utilizando um sistema wireless (rede sem fio) que possibilita aferir o estado cerebral de frango de corte durante o processo de abate. A tecnologia tem como objetivo estabelecer um procedimento de equivalência em relação às exigências da União Europeia (UE) de bem-estar das aves durante o abate demonstrando, por intermédio do EEG (eletroencéfalograma), que o animal está inconsciente e não sofre durante o processo.


Em geral, o abate nas indústrias que processam a carne de frango é feito após o processo que insensibiliza usando corrente elétrica. O sistema provoca atordoamento da ave antes da sangria, evitando o sofrimento do animal. No entanto, a União Europeia tem recomendado a eletrocussão, procedimento que provoca uma parada cardíaca porque, segundo relatos de cientistas, o processo usado atualmente causa danos nas carcaças, como perdas superiores a 15% na carne do peito.


A pesquisa teve a parceira da Embrapa Aves e Suínos e da União Brasileira de Avicultura (UBABEF), visando estabelecer parâmetros equivalentes à UE.


Fonte: Globo Rural. 15 de julho de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja